Nutrição Clínica
De acordo com a Resolução CFN nº 334/2004, o Nutricionista é o profissional de saúde que deve atender aos princípios da Ciência da Nutrição, tendo como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Cabe a este profissional a produção do conhecimento sobre a Alimentação e Nutrição nas suas diversas áreas de atuação profissional, devendo sempre buscar aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos princípios éticos.
Através da nutrição clínica as diversas enfermidades que acometem o ser humano, decorrentes do excesso ou deficiência de algum nutriente contido nos alimentos podem ser prevenidas ou tratadas com base na alimentação saudável, utilizando a característica funcional de cada alimento.
Diversas são as enfermidades que necessitam de acompanhamento nutricional rigoroso para evolução e melhora do quadro. Dentre elas podemos destacar: obesidade, doença celíaca, desnutrição, diabetes mellitus, dislipidemias (hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia), fenilcetonúria, cirrose hepática, hiperuricemia (gota), insuficiência renal aguda e crônica, hipertensão arterial, cardiopatias e constipação intestinal, dentre outras. Os grandes traumas como queimaduras e cirurgias também precisam de atenção nutricional, uma vez que estes pacientes correm o grande risco de apresentarem desnutrição.