Artigos

A tensão pré-menstrual, ou simplesmente TPM, é caracterizada por um complexo de sintomas físicos, comportamentais e emocionais que ocorrem durante a fase lútea do ciclo menstrual, diminuindo com o início da menstruação. Ocorre um conjunto de alterações hormonais que desencadeiam sintomas perturbadores por até 02 semanas antes da menstruação.
Os sintomas podem ser físicos ou emocionais. Alguns deles podem ser tão severos que poderão interferir na vida da mulher. Os sintomas físicos incluem dor de cabeça, enxaqueca, fadiga, retenção de líquidos, ganho de peso e dores nas articulações e seios. Dentre os sintomas emocionais temos nervosismo, irritabilidade, instabilidade emocional, ansiedade, depressão, pânico e alteração da libido.
Existem 04 tipos de TPM, que são classificados de acordo com o principal sintoma presente e com o fator desencadeante.
• Tipo A (ansiedade): predominância de ansiedade, irritabilidade, alterações de humor ou tensão nervosa
• Tipo C (cefaléia): predominância de dores de cabeça, enxaqueca, aumento de apetite, principalmente desejo por doces.
• Tipo D (depressão): predominância de depressão acompanhada por insônia, choro fácil, esquecimento e confusão mental
• Tipo H (hídrica): predominância de retenção hídrica com ganho de peso, dores abdominais, edemas nas extremidades e mastalgia (dores nos seios)
Estudos científicos vêm demonstrando que a TPM pode ser amenizada com uma dieta enriquecida com nutrientes que ajudam a evitar estes sintomas. A seguir uma lista com os nutrientes e alimentos benéficos para esse período:
- Vitamina B6 – previne enjoo, dores de cabeça e irritabilidade. Encontrada no gérmen de trigo, levedura de cerveja, banana, nozes, atum e salmão. - Magnésio – alivia a cólica, nervosismo e ansiedade. Encontrado em nozes, folhosos escuros
- Ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6) – diminui a irritabilidade, dores nos seios e ganho de água. Encontrado na linhaça, óleos de peixe, atum, sardinha, salmão.
- Vitamina E – previne dores de cabeça, nos seios e cólica. Encontrada em óleos vegetais, sementes, nozes e grãos de soja.
Entretanto, alguns alimentos podem afetar negativamente estes sintomas, como alimentos ricos em gordura, sal, laticínios, embutidos, açúcares e alimentos com cafeína.
Procure um Nutricionista e melhore os seus sintomas!

Dra Isabella Sant’Anna Lima
Nutricionista CRN5 6673/P