Ela vem ganhando espaço aos adeptos da alimentação saudável, por suas propriedades funcionais cada vez mais ela vem atraindo pessoas ao seu consumo. A banana (Musa spp.), independentemente de seu grupo genômico, é, sem dúvida, uma das frutas mais consumidas no mundo, por todas as classes sociais, devido às suas características sensoriais e pelo seu alto valor nutritivo.
Rica em vitamina C e com quantidades significativas de Vitamina A e B, potássio, fósforo, sódio, cálcio e ferro. A diferença da banana verde para a madura é o teor de amido resistente, o qual age no organismo como uma fibra alimentar, também é rica em flavonóides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica e baixo teor de açúcares.
A principal propriedade da banana verde, quando cozida é o seu alto teor de amido resistente que como disse anteriormente é similar à fibra alimentar e protege a mucosa intestinal contra bactérias agressoras. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
A banana verde controla os níveis de glicose no sangue, devido ai seu baixo índice glicêmico, ou seja, a digestão e absorção da glicose ocorrem de forma gradativa, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados e reduz a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, o que não ocorre com alimentos com elevados índices glicêmicos, dessa forma a banana verde contribui para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.
Pode ser encontrada na forma de farinha e da biomassa, as duas formas mantêm os mesmos nutrientes e propriedades.
Dra Laísa Andrade
Nutricionista CRN5-6739